17/06 21:45

Dia Nacional do Tambor de Crioula terá programação especial no centro histórico de São Luís

O Dia Nacional do Tambor de Crioula, comemorado nesta terça-feira, 18, terá programação especial com apresentação cultural, palestras, exibição de vídeos, lançamento de DVD entre outras atrações. O evento acontece na Casa do Tambor de Crioula, espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Rua da Estrela, Praia Grande, centro histórico de São Luís.

A programação começa pela manhã, a partir das 9h, com exibição de filmes, bate papo com especialistas e palestra sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula.

A tarde terá palestra com os integrantes do projeto ‘Punga dos Saberes’ que trabalha com ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais. Logo depois os mediadores da Casa do Tambor fazem apresentação para relatar experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.

No final da tarde haverá lançamento do DVD da Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

A partir das 18h começa a apresentação dos grupos de tambor de crioula Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das carcaterísticas da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.

Fonte: site da Sectur-MA

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA