Governo articula ações em quilombos de Peritoró e Itapecuru

Para efetivar ações do seu planejamento estratégico 2019 no âmbito do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), a Secretaria de Igualdade Racial tem articulado com prefeitos as parcerias necessárias para concretizar as políticas públicas nas comunidades quilombolas.

Foi com esse objetivo que o secretário Gerson Pinheiro e o coordenador do PMQ, Mauro Andrade Marques, visitaram os prefeitos dos municípios de Peritoró e Itapecuru-mirim nesta semana, onde dialogaram com os gestores municipais e suas equipes sobre as ações a serem implementadas.

Na reunião, foram apresentadas as políticas de promoção de igualdade racial e as ações de inclusão produtiva no âmbito do programa Maranhão Quilombola, com destaque para a implantação de sistemas produtivos irrigados, o acesso de agricultores familiares quilombolas ao Selo Quilombos do Maranhão e a realização da Caravana Maranhão Quilombola.

No diálogo, o secretário Gerson Pinheiro frisou que todas estas ações serão realizadas com a parceria e o apoio do município e integrarão os termos de um acordo de cooperação que será celebrado entre o governo do Estado e a prefeitura municipal.

Reunião com o prefeito Jozias Oliveira e sua equipe para efetivação de ações do Programa Maranhão Quilombola em Peritoró

O secretário Gerson Pinheiro disse que o diálogo firmado com os prefeitos vai ter um resultado positivo pois parte do entendimento que é preciso que Estado, município e comunidades quilombolas devem agir em conjunto nas comunidades. “É muito importante pactuar com os municípios a responsabilidade e a efetivação dessas políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades quilombolas diante desse momento de dificuldades financeiras porque passam o Estado e os municípios”.

A ação pactuada com os municípios consiste na instalação de campos produtivos irrigados de 5 hectares em uma comunidade de quilombo integrante da rota de desenvolvimento quilombola construída pelo Estado nos municípios citados. Em Itapecuru está instalada a rota de desenvolvimento quilombola do Tingidor e em Peritoró, está sendo instalada a rota quilombola de Pitoró dos Pretos.

Para receber este campo produtivo a comunidade passará por capacitações para lidar com o equipamento e terá o acompanhamento de técnico agrícola do município durante todo o processo produtivo. A intenção é produzir hortaliças e verduras como cheiro verde, alface, couve, vinagreira, joão-gomes,  melancia, cebolinha, maxixe, pepino, quiabo, coentro, abóbora e pimentão.

Esta ação de inclusão produtiva proposta no Programa Maranhão Quilombola visa elevar a segurança alimentar e nutricional e garantir a geração de renda, beneficiando as famílias quilombolas. O projeto será gerenciado por mães de família das comunidades, que vão produzir para o consumo próprio e para abastecer o mercado local e as compras governamentais com produtos a preços acessíveis e livres de agrotóxicos.

O prefeito de Peritoró, Josias Oliveira, avalia que os benefícios promovidos pela rota de desenvolvimento quilombola de Pitoró do Pretos vai gerar desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos quilombolas daquele município.

Secretário Gerson Pinheuro dialoogou com o prefeito de Itapecuru, Miguel Lauande e sua equipe sobre ações do Programa Maranhão Quilombola naquele município

“É muito positivo esta cooperação com o governo do Estado para levar até as comunidades os benefícios desse campo irrigado que vai ajudar muito na alimentação e na geração de renda. Fico muito contente também que o município vai receber a Caravana Quilombola. Só tenho a agradecer que os quilombolas peritoroenses sejam beneficiados pelo governador Flávio Dino”.

Em Itapecuru, a rota quilombola do Tingidor (nome de um quilombo local) já recebeu diversas ações promovidas pelo governo e desenvolvidas por diversas secretarias de estado, sob a coordenação da Seir, dentre elas a primeira Caravana Quilombola, que levou ações de saúde, educação e assistência social a mais de 6 mil quilombolas beneficiados, além de diversas oficinas e palestras.

O prefeito itapecuruense Miguel Lauand Fonseca se demonstrou satisfeito com a reunião. “É com muita alegria que estamos recebendo o Dr. Gerson e sua equipe para traçarmos este projeto de valorização das comunidades quilombolas que vai promover uma produção agrícola de qualidade e gerar muitos benefícios”, pontuou o prefeito.