Governo debate política de saúde da população negra em Pinheiro

Debater a implementação da política estadual de saúde integral da população negra e das comunidades tradicionais de matriz africana e quilombola com gestores públicos e a sociedade foi o objetivo do encontro promovido pelo Governo do Maranhão ocorrido em Pinheiro, na escola municipal Presidente Médici (dia 18) e na regional de saúde (dia 18).

O encontro foi realizado pelas Secretarias de Estado da Igualdade Racial (Seis) e da Saúde (SES), através do Departamento de DST/AIDS e Núcleo de Equidade. Assuntos como a construção da política de saúde da população negra, seus princípios, diretrizes e objetivos foram discutidas com os gestores municipais e os técnicos de saúde, educação, assistência social, mulher, ACS, igualdade racial, além de representantes da sociedade civil, como o STTR, Aconeruq, lideranças quilombolas e acadêmicos do curso de enfermagem da UFMA, campus de Pinheiro.

Esta política de saúde é voltada para atender a população negra dentro de suas especificidades, como orienta a assessora de saúde da Seir, Iracema Amorim. “A população negra é acometida por agravos de saúde bem específicos e próprios do ponto de vista clínico, genético e social. Assim, doenças como anemia falciforme, diabete mellitus, hipertensão e outras acometem com mais frequência a população negra”.

Esta política de saúde foi criada pelo governador Flávio Dino em 2017 e de acordo com seu plano operativo precisa ser implementada nos municípios maranhenses levando em consideração as responsabilidades dos entes federal, estadual e municipal.

“O trabalho que estamos fazendo agora é discutir com os gestores municipais e com a sociedade a necessidade de se colocarem em prática as ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra – observando as sempre suas peculiaridades -, bem como gestão participativa e controle social” afirma Iracema Amorim, assessora de saúde da SEIR.

Para Ivonete Chagas Silva, agente comunitária de saúde, o encontro serve para promover o comprometimento de todos com esta política de saúde. “Esse encontro mostra a preocupação do gestão do governo estadual com a saúde e o bem-estar da população negra e chama ao compromisso de todos da área da saúde para atender bem essa população”.