Governo promove Caravana Quilombola em Pedro do Rosário

Iracema Amorim dialogando com mulheres sobre os atendimentos prestados na ação.

As comunidades quilombolas de Pedreiras 2 e Anta, no município de Pedro do Rosário, recebem nesta quarta e quinta-feira, (24 e 25), mais uma edição da Caravana Quilombola, ação realizada pelo governo do Estado para promover atendimentos de saúde, educação, desenvolvimento social e palestras diversas nos quilombos do Maranhão.

As caravanas são coordenadas pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e é uma das ações do Programa Maranhão Quilombola, ocorrendo sempre em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, Desenvolvimento Social e Mulher e também com as prefeituras municipais, que colaboram com servidores e logística para o transporte de quilombolas do entorno onde ocorrem os atendimentos.

Em pouco mais de um ano, a Caravana Quilombola já atendeu às populações de mais de 150 comunidades rurais com grande concentração de negros e prestou mais de 30.000 atendimentos de saúde, educação, assistência social, políticas para as mulheres e igualdade racial.

Para a assessora de saúde da Seir, Iracema Amorim, as caravanas mostram o compromisso do governo com os quilombolas maranhenses. “A Caravana em quilombos é uma ação inédita no Maranhão, como o Programa Maranhão Quilombola também é. Antes, nunca um governo tinha prestado tantos serviços para o povo preto que mora nestas comunidades rurais distantes e esquecidas, mas o governador Flávio Dino se sensibilizou e colocou as secretárias de estado para fortalecer estas comunidades e melhorar das condições de vida dos quilombolas.”

As ações da Caravana sempre acontecem em comunidades cuja localização facilite o acesso às outras do entorno e o transporte dos moradores é feito pela prefeitura, mas os quilombolas também vão com seus meios próprios, como motos e bicicletas.

Crianças participam de oficina de saúde bucal e recebem o kit de escovação. (foto: Luis Henrique Fontes)

Os profissionais de saúde que trabalham caravanas prestam diversos tipos de atendimentos, tais como: consultas de clínica geral, de enfermagem, fisioterapia, nutrição, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, hepatite B e C e Sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, exames preventivos, vacinação (tríplice viral, varicela, BCG, pólio e rota vírus), atividades de saúde bucal (palestras, escovação, aplicação de flúor e entrega de kit de escovação) e dispensação de medicamentos.

Diversas palestras educativas são realizadas, com as temáticas sobre aleitamento materno, saúde bucal e nutrição. Assessores da Semu e Seir realizam palestras relacionadas à violência doméstica, lei Maria da Penha, etnia e territorialidade.

Também são promovidas escutas qualificadas com os moradores, onde acontecem relatos de racismo, violência e influência das drogas nas comunidades. A partir dessas informações prestadas, os técnicos programam futuras intervenções para buscar a solução para os problemas apresentados, em ações de parcerias com os governos estadual e municipal e as próprias comunidades.