Governo se reúne com quilombolas de Pastos Bons

Reunião com quilombolas da comunidade Cascavel em Pastos Bons.

“É muito bom saber desses projetos que o governo do Estado está fazendo para todas os quilombolas do Maranhão e ver um secretário do Flávio Dino aqui no nosso meio. Me sinto orgulhoso de ser quilombola e maranhense”. Esta afirmação, dita em tom emocionado, é de Francisco Nunes da Silva, no encontro ocorrido com os moradores comunidade quilombola de Cascavel, zona rural de Pastos Bons, distante 555 km de São Luis.

A reunião com os quilombolas ocorreu na última quarta-feira, 26, onde o secretário Gerson Pinheiro apresentou a política de igualdade racial do governo para o grupo de 38 moradores da comunidade, abordando questões como saúde da população negra, inclusão produtiva nos quilombos e ações afirmativas.

“São ações estruturantes que estão transformando as realidades dos quilombos e fortalecendo a

O quilombola Francisco Nunes da Silva disse estar satisfeito com o encontro com representantes do governo do Estado

identidade do negro maranhense”, afirmou o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, se referindo as ações desenvolvidas pelo governo no âmbito do Programa Maranhão Quilombola.

Em outro quilombo do município, a comunidade Jacu, os moradores ouviram a exposição do secretário e apresentou suas demandas. Claudete Mendes Vieira de Sousa, liderança da comunidade, disse que a grande necessidade das duas comunidades é água e luz: “Estamos recebendo água no carro pipa da prefeitura, mas é insuficiente. Se a gente tiver mais água podemos fazer nossa horta, criara os bichos e suprir nossa alimentação e ainda ia vender pra ter uma renda a mais”.

Nos dois encontros estiveram presentes também o gestor de quilombos da Seir, Eduardo Filho, e a prefeita Iriane Gonçalo, além do gestor de igualdade racial do município, Alan Edno Farias e outros técnicos da gestão local. “É bom ver um secretário do governo do estado dentro de um quilombo de Pastos Bons trazendo uma mensagem de esperança para o povo e se colocando para ajudar”, disse a prefeita Iriane.