NOTA DE PESAR – Nelci Almeida Pinto

Mestre-Nelci-participa-da-transmissão-da-faixa-Nael-Reis

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), lamenta o falecimento do quilombola Sr Nelci Almeida Pinto, ocorrido nesta terça-feira, 2, no quilombo Soledade, em Serrano do Maranhão.

Mestre Nelci era militante da cultura popular do Maranhão e durante muitos anos esteve à frente do bumba boi de Soledade, no sotaque costa de mão, e foi um dos maiores representantes dessa manifestação oriunda dos escravos do litoral ocidental que, por estarem com as mãos machucadas pelo trabalho pesado, tocavam o pandeirão com as costas das mãos.

Foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão no São João de 2018 e este ano foi um dos maranhenses  que, representando a diversidade étnico-cultural do estado, participou da transmissão da faixa ao governador Flávio Dino, por ocasião de sua posse em janeiro.

O Governo do Maranhão se solidariza com a família enlutada e com todos os serranenses nesse momento da perda de seu filho ilustre.