24/07 15:10

“O Maranhão tem compromisso em cuidar da saúde dos negros e negras”, diz yalorixá em encontro promovido pelo Governo do Estado

Em Viana, lideranças de comunidades quilombolas e de matriz africana, secretários municipais e profissionais de saúde participam de uma capacitação sobre a implementação da política estadual de saúde da população negra promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de igualdade racial e de saúde.

O encontro tem o objetivo de esclarecer as garantias previstas na Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão, criada pelo Decreto 33.661, de 27 de novembro de 2017.

“Essa capacitação serve para esclarecer os direitos que a gente tem e às vezes não conhece. Então é importante saber que o nosso atendimento deve ser diferenciado e que tem uma lei que garante isso”, disse Procópio Silva, morador do quilombo Contendas.

Esta política de saúde é voltada para a prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde do povo negro do estado e deve ser implementada em parceria com os municípios para que negros e negras usuários do sistema único de saúde sejam atendidos com dignidade e respeito às suas especificidades biológicas.

A yalorixá Maria Benedita Pereira Pinto lembra que todos os direitos da população negra devem ser respeitados. “Vivemos numa sociedade marcada apela desigualdade e pela discriminação e nesse encontro estamos sendo bem recebida, respeitada, valorizada e ficamos sabendo que o governo do estado criou uma lei para cuidar da saúde dos negros e negras do Maranhão. Isso é compromisso com nosso direito”.

Estes encontros que tratam da implementação da política de saúde integral da população negra são realizados pelo governo estadual através das Secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e da Saúde (SES), com coordenação da assessora de saúde da SEIR Iracema Amorim, em parceria com os municípios.

“O diálogo permanente com lideranças políticas, quilombolas, de matriz africana e com os profissionais de saúde é importante e necessário para que esta política de saúde funcione plenamente em todos os municípios”, reforça Iracema Amorim.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA