Quilombolas de Viana são beneficiados com atendimentos da Caravana Quilombola

Caravana Quilombola oferece serviço de imunização para crianças em Viana (Foto José Ferreira)

As comunidades rurais de Viana foram beneficiadas com atendimentos da Caravana Quilombola, ação do Governo do Estado que leva atendimentos médicos, de enfermagem, assistência social, palestras e atividades recreativas para os quilombos do Maranhão.

A comunidade Mucambo foi a primeira a receber as equipes do governo do Estado e da Prefeitura nesta quarta-feira, 4. Médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, educadores e assessores prestaram diversos atendimentos para os quilombolas de Mucambo e de 15 comunidades do entorno. Nesta quinta, foi a vez dos quilombolas da comunidade Cajueiro e de 11 quilombos vizinhos receberem os atendimentos.

Das 35 comunidades quilombolas de Viana, aconteceram atendimentos em  26 delas, onde as equipes de saúde do Estado e da Prefeitura ofereceram serviços de consultas médicas e atendimentos de enfermagem, odontologia, nutrição, testes rápidos de DSTs/Aids, sífilis, hepatite B e C, dispensação de medicamentos, vacinação de crianças, exames de hanseníase e tuberculose e aferição de pressão arterial e glicemia.

Verificação de hipertensão arterial para quilombola (Foto José Ferreira)

Na ação, as equipe fizeram visitas domiciliares e diagnosticaram altos índices de incidência de hipertensão arterial, o que segundo a secretária-adjunta de igualdade racial do Estado, Socorro Guterres, é um alerta para intervenções posteriores. “Esta situação de saúde nos quilombos pode ser trabalhada pelas equipes de saúde do município com nossa colaboração, até mesmo para fortalecer a política de saúde integral da população negra”.

Diversas palestras e oficinas foram realizada com a participação de adultos e crianças, como oficinas de saúde bucal com distribuição do kit com escova, creme e fio dental. Para as mulheres quilombolas foram realizadas palestras sobre violência contra mulheres e Lei Maria da Penha, serviços de beleza e confecção de turbantes.

Caravana Quilombola oferece serviços de estética e embelezamento (Foto José Ferreira)

Assessores da Secretaria de Estado da Igualdade Racial realizaram rodas de conversa com crianças e adolescentes, palestras sobre o fortalecimento da identidade étnica, racismo  e empoderamento  da mulher  negra, além de confecção de bonecas.

Em ação conjunta, os técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e os servidores da Secretaria de Assistência Social do município prestaram atendimentos dos serviços do CRAS e CREAS e realizaram visitas domiciliares, onde fizeram busca ativa e verificaram abusos e violação de direitos de idosos.

Para a gestora de igualdade racial de Viana, Sílvia Cristina Soueiro, a ação é importante porque leva benefícios para as comunidades. “A caravana está sendo um sucesso aqui na cidade com grande aceitação da população e deixa um importante legado para as comunidades que é a melhora da qualidade de vida e a valorização do povo negro, além do fortalecimento da cultura”.

A Caravana Quilombola é uma ação do Programa Maranhão Quilombola coordenada pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial com a participação das Secretarias de Estado da Saúde, Mulher e Desenvolvimento Social e parceria da Prefeitura Municipal.