Rotas Quilombolas ganham motoniveladora para melhoria de estradas de acesso aos quilombos

Em ato público ocorrido no Palácio dos Leões na manhã desta sexta-feira, 14, o Governo do Maranhão entregou seis máquinas motoniveladoras a prefeitos de cinco municípios maranhenses e à Secretaria de Estado da Igualdade Racial, para fazerem melhoramentos nas estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção.

O governador Flávio Dino entregou para os prefeitos de Santa Luzia (Mearim), Lajeado Novo, Governador Edson Lobão, Capinzal do Norte, Feira Nova do Maranhão e para o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, as chaves dos equipamentos, diante de um público composto pelos deputados federais André Fufuca e Márcio Jerry e por secretários de estado, prefeitos, além de lideranças políticas e comunitárias de quilombos. “Essas máquinas vão ajudar os municípios nestes dias tão duros e difíceis de muitas chuvas”, disse o governador.

O investimento é superior a R$ 3,5 milhões e faz parte das ações do Programa Caminhos da Produção, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, e servirá para melhorar as estradas rurais e torná-las trafegáveis, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Desde 2017, o Programa Caminhos da Produção já beneficiou mais de 127 cidades.
DSC_0290
Para o secretário Gerson Pinheiro o equipamento vai beneficiar comunidades dos cinco municípios que compõem as rotas quilombolas – Serrano do Maranhão, Icatu, Itapecuru, Codó e Peritoró. “Essa máquina vai consertar as estradas que foram danificadas pelas chuvas e facilitar o escoamento da produção dos campos produtivos dos quilombolas, ajudando o homem do campo a se fixar ao seu local de moradia e história”.

O secretário de Igualdade Racial explicou que vai fazer um termo de cooperação com os prefeitos dos municípios das rotas quilombola. “Já conversamos com os prefeitos e eles estão dispostos a fazer uma parceria conosco para que juntos possamos dar o uso adequado do equipamento”.

Para o prefeito Maguila, gestor de Serrano do Maranhão, o seu município só tem a ganhar com este equipamento cedido pelo governo do Estado. “Essa máquina vem na hora certa, pois as estradas estão muito precárias e nós vamos dar todo o apoio e condições para que essa patrol possa trabalhar e beneficiar as comunidades. Serrano do Maranhão só tem a agradecer ao governador Flávio Dino por ajudar o município mais uma vez”.

A liderança quilombola José Gomes da Silva Tavares, conhecido como Janjão, morador do quilombo Jacareí dos Pretos, em Icatu, esteve presente ao ato público de entrega das motoniveladores e ficou contente que as comunidades de seu município serão beneficiadas. “Todas as estradas de acesso para os quilombos de Icatu estão em péssimas condições. Graças a Deus e ao governador Flávio Dino estamos com esperança de que nossas estradas vão melhorar”.