28/11 17:04

Governo amplia parcerias sobre conhecimento e uso de plantas medicinais

Secretários Gerson Pinheiro e Nonato Chocolate dialogam sobre o projeto Minha Folha Minha Cura. (Foto: Nonato Chocolate)

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) continua a ampliar as articulações para a implantação dos canteiros de plantas medicinais em oito terreiros de matriz africana em São Luís. O projeto ‘Minha folha, Minha cura’ é uma ação concreta do Plano de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades de Matriz Africana e busca aproveitar os conhecimentos das comunidades tradicionais sobre o uso das plantas medicinais.

O projeto conta com a parceria das Secretarias de Estado da Saúde (SES), Agricultura Familiar (SAF), Desenvolvimento Social (Sedes) e Meio Ambiente (Sema), que já realizam oficinas e capacitações para a formação de multiplicadores. Neste mês de novembro, como parte das atividades alusivas à Semana da Consciência Negra, técnicos da Sema ministraram a Oficina de Desenvolvimento Sustentável, voltada para lideranças de matriz africana e com a finalidade de aliar educação ambiental e práticas culturais dos terreiros, como, por exemplo, o plantio ambientalmente correto e o uso de folhas medicinais.

Nesta semana, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e o assessor de matriz africana da Seir, Sebastião Cardoso, estiveram dialogando com o secretário Nonato Chocolate, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís, para firmar parceria para a implantação dos canteiros com as mudas de plantas medicinais nos terreiros.

“Este termo de cooperação entre as duas pastas é mais um importante passo para a efetivação do projeto ‘Minha folha, Minha cura’”, disse Sebastião Cardoso.

 

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA