10/07 19:17

Seir planeja ação para quilombos da região do sertão maranhense

Reunião com liderança política de São João dos Patos e=com vistas à ação em comunidades quilombolas de Tabuleirão e Faveira.

O secretário Gerson Pinheiro recebeu na tarde desta quarta-feira, 10, na Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), em São Luis, o superintendente de articulação política da regional de São João dos Patos, Jardel Miranda da Silva, conhecido como Tio Jardel, para tratar de questões relacionadas à comunidades quilombolas de dois municípios do sertão maranhense: São Joao dos Patos e São Domingos do Azeitão.

Na reunião, Tio Jardel requereu da SEIR uma visita técnica de servidores da pasta às comunidades quilombolas Faveira e Tabuleirão, para realizarem oficinas e debates juntos as comunidades quilombolas com vistas ao processo de afirmação da identidade étnica e auto reconhecimento,  passos necessários para a certificação e reconhecimento legal dos quilombos junto aos órgãos públicos.

“As comunidades são muito carentes e precisam dessa avaliação técnica para conseguirem a certificação como quilombolas e com isso conseguir o direito de correr atrás de melhorias”, afirmou Tio Jardel.

O gestor de quilombos da SEIR, Eduardo Filho, também participou da reunião e afirmou que as comunidades Faveira e Tabuleirão tem, respectivamente, 26 e 37 famílias residentes e ficam a mais de 500 km da capital, precisando de um olhar atento no tocante à política de igualdade racial. “Estamos dialogando e agindo em comunidades de todas as regiões do Estado, até as mais distantes, levando o compromisso do governo do Estado para todos os quilombolas”.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA